Nelson Martins > DESENHOS > DRAWING TOOLS > My drawing tools

My drawing tools

My drawing tools. As minhas ferramentas de desenho.

Urban Sketchers

Tenho andado a fazer uma pequena introdução ao Urban Sketching. Gostava de perceber melhor como fazer a abordagem a esta forma de expressão artística.

Tenho andado a fazer algumas experiências e a consultar alguma informação sobre o assunto. Agrada-me a ideia de do Urban Sketching ser uma forma descontraída de desenhar onde o objetivo não é desenhar tecnicamente bem, mas sim desenvolver uma forma básica de expressão e descompressão através do desenho.

Como em tudo o que requer ferramentas é necessário escolher e encontrar aquelas que melhor se adaptam aos teus objetivos.

Há quem use simplesmente uma esferográfica ou quem prefira lápis de cor , aguarelas, marcadores, tudo é válido.

Também ando a procura das ferramentas que me permitam desfrutar de uma boa experiência quando desenho, cada lápis ou caneta tem as suas dinâmicas que exigem diferentes técnicas de uso, nada de complexo mas obviamente com diferentes resultados. Tenho dedicado algum tempo nessa pesquisa experimentado diferentes tipos de canetas e marcadores… Faço as seguintes observações ao material que tenho para este tipo de desenho.

  • Gosto de desenhar com a “fountain pen lamy safari ” é bastante confortável, infelizmente considero o aparo mais fino da Lamy (EF) grosso comparativamente a outras marcas e ao resultado que pretendo
  • Gosto bastante de desenhar com a “Pilot Parallel Pen 1.5” é muito versátil, tem um risco surpreendentemente fino na vertical mas infelizmente não não sinto que seja confortável para desenhar, também a acho um pouco grande.
  • Tenho gostado de desenhar com “canetas de gel“, mas as que experimentei o (0,5) é grosso e a (0,38) é fina demais para o meu gosto, mas quero experimentar mais algumas.
  • O que tenho usado mais é marcadores. Destaco ARTLINE e Faber Castell ECO. Pessoalmente e definitivamente a Faber castell ECO é o melhor dos melhores, a medida (0.3) é perfeita é muito confortável na mão e tem um design muito apelativo.

Pilot Parallel Pen 1.5

Reparem na dinâmica da Pilot Parallel Pen 1.5! Consegue um traço bastante fino ao mesmo tempo que permite diferentes ângulos e espessuras. É extremamente versátil esta caneta. Já as medidas a cima são mais grossas em perpendicular.

LAMY e ARTLINE

Duas canetas completamente diferentes, com diferentes resultados, mas devo dizer que a LAMY é extremamente confortável na minha mão, mesmo sendo uma (EF, extra fina) tem um traço demasiado grosso próximo do (0.5), é demasiado grosso para o meu gosto na escala A4 e A5. Neste caso prefiro a Kaweco apesar de ter um aparo ligeiramente mais rijo.

A ARTLINE penso ser um marcador! É tendencialmente usado para desenhos mais técnicos e rigorosos, tem uma escrita bastante macia, confortável e com um traço de tinta bastante opaco e muito resistente a água, para mim é das melhores. Quanto a melhor relação qualidade e conforto nos dedos penso ser a Faber castell ECO, design e conforto *****

Faber castell, ECO pigment

Talvez porque gosto de desenho técnico este é o tipo de marcador com o qual me tenho identificado mais, gosto do bico (0.3) também gosto do conforto da escrita e do pigmento bem opaco e escuro.

Um comentário a “My drawing tools”

  1. Celia Oliveira

    Obrigado por partilhares